London calling

Localizada no distrito central de Mayfair, uma das referências importantes do cosmopolitismo londrino, a nova loja da marca se localiza em Bruton Place - no mesmo prédio do século 19 que foi residência de Lorde Saatchi (fundador da agência Saatchi&Saatchi). 

Com elegantes referências arquitetônicas, Bruton Place, rua formada por construções históricas, está próxima de atrações marcantes no mapa da capital britânica. A poucos minutos dali se encontram, por exemplo, a St George Church, o teatro London Palladium, a Royal Academy of Arts, a Regent Street, a loja da estilista Stella McCartney, a Royal Opera House, além de restaurantes e pubs entre os melhores de Londres. 

A loja de Ara Vartanian, com 80m2, apresenta um décor condizente com a região: o projeto utiliza elementos da marca como displays, decoração com mobiliário brasileiro (design moderno dos anos 1950/1960, com peças de Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Jorge Zalszupin), parede curva de concreto esculpido (beton brut) e uma mesa de Hugo França criada em colaboração com Ara, feita em madeira residual de árvore milenar e cristal. 

A fachada da loja, no número 44 da Bruton Place, marca a relação do designer brasileiro com Londres: exibe um grid simétrico em estrutura metálica industrial, com linhas de composição que se alinham às edificações já existentes na rua. No centro da fachada, uma única vitrine projetada com visual espacial e suporte de museu para receber o que o designer considera uma obra de arte: a joia. A vitrine também permite exibir instalações artísticas, como a instalação em clima cósmico, com pequenos astronautas, superfícies rochosas  e  joias de esmeralda que orbitam em torno de um precioso espaço sideral.