Esmeraldas

A Esmeralda é uma das pedras de maior aceitação no mundo, além de conter um lastro histórico milenar, com registros que remontam à Grécia Antiga, Egito e Roma. A Esmeralda,a pedra mais procurada pelos apreciadores de gemas, é explorada e reconhecida desde 1.500 A.C.. Seu nome tem origem no termo grego Smaragdos, que significa pedra verde. A cor intensa da pedra originou também a denominação cromática conhecida como verde esmeralda. 

Entretanto, isso não significa que a Esmeralda seja encontrada apenas neste tom, mas também em outras tonalidades de verde. Devido à variação de Crômio, Vanádio e Ferro, elementos responsáveis pela coloração da pedra, a Esmeralda pode apresentar tons que vão do verde intenso aos tons de verde azulado. 

Considerada símbolo de imortalidade e fé, os antigos denotavam poder místico e singular à Esmeralda. Uma aura de mistério e misticismo a envolve há muitos séculos. 

Por conhecer bem a história das Esmeraldas, o designer Ara Vartanian sempre agrega exemplos raros em sua coleção de gemas preciosas, como aquelas que apresentam claridade interna mais intensa e maior quilatagem.